Ícone do site Contábil Plus │ Escritório Contábil em Maceió – AL

Mitos e vantagens sobre a holding familiar/patrimonial

Vantagens Sobre A Holding Familiarpatrimonial - Contábil Plus │ Escritório Contábil em Maceió - AL

Especialistas comentam principais vantagens, ressalvas e se compensa ou não constituir uma holding familiar/patrimonial.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como funciona uma holding patrimonial familiar na prática e de como ela pode preservar e proteger sua herança para as gerações futuras, além de administrar o patrimônio de uma família.

Ao fim desta matéria você estará sabendo o que é uma holding patrimonial familiar, quais são as suas principais vantagens, quais são as principais ressalvas deste tipo de formato empresarial, além, de claro, saber se compensa ou não constituir uma holding familiar/patrimonial.

Para sanar estas dúvidas, conversamos com dois advogados especialistas no tema: Wilson Sahade, mestre e doutorando em Direito e Marcelo Azambuja, mestre em Direito, ambos advogados do escritório Lecir Luz e Wilson Sahade Advogados.

Qual é o conceito de holding:

A Holding é visto como uma ferramenta empresarial com uma visão interna, isto é, não voltada para dentro (estrutura prevista no artigo 2º, §3º da Lei 6.494/76), ou seja, independentemente da espécie, via de regra, essa sociedade não pratica operações comerciais, apenas administra o patrimônio que está sob o seu poder.

O que é uma holding familiar/patrimonial:

A Holding patrimonial é uma espécie desse modelo de empresa constituída para administrar o patrimônio que está sob o seu poder. Assim, a sua receita é composta exclusivamente pela distribuição de lucros e juros sobre o capital próprio. Já a holding familiar é o elo entre o empresário, a família e o seu grupo patrimonial.

É importante realçar os dois tipos de holding familiar: (i) a holding familiar pura, que é constituída apenas com o objetivo exclusivo de ser titular e administrar os bens e sociedades a ela integralizados; e (ii) a holding familiar mista, que, além de administrar os bens a ela integralizados, é aquela cujo objeto social é a realização de determinada atividade produtiva, como, por exemplo, a administração e locação de bens próprios.

Quais são as vantagens de uma holding patrimonial/familiar?

Há alguma ressalva para esse tipo de formato empresarial? 

E quando o assunto é a diferença de tempo, ITCDM e custas judiciais e advocatícias em diferentes tipos de contrato? 

Como saber se compensa criar uma holding?

Fonte: It Comunicação Integrada

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile